Movember é uma palavra em inglês que consiste na junção de moustache (“bigode” em inglês) e November (“Novembro” em inglês).

Este também é o nome de uma fundação que tem como objetivo a conscientização de alguns problemas de saúde dos homens.

A fundação Movember foi criada na Austrália em 2003, e no seu início tinha apenas 30 integrantes. Atualmente, esta fundação tem mais de 4 milhões de membros e está presente em mais de 20 países.

O objetivo principal é a conscientização de problemas de saúde do homem, mais concretamente câncer da próstata, câncer testicular e problemas que afetam a saúde mental.

Os participantes masculinos (conhecidos como Mo Bros) são encorajados a se barbear no início do mês de Novembro e a deixar crescer o bigode até o fim do mês. Elementos femininos também podem se envolver nesta iniciativa e são conhecidas como Mo Sistas.

O levantamento de fundos é uma das bases da fundação Movember. Desde 2003, os seus participantes já angariaram mais de 580 milhões de dólares para financiar aproximadamente 770 projetos relacionados com a saúde masculina.

No Brasil, o Novembro Azul teve início na campanha Um Toque Um Drible, desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado a partir de 2008 para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata. Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, o instituto passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem. 

O mês de novembro também é marcado pelo Dia Internacional do Homem, realizado em 19 de novembro a cada ano, comemoração que teve início em 1999 em uma iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).